Pagina Inicial Tradutor Cursos Artigos Vídeos Fotos Calendário Ecológico Eventos Quem somos Contato  

 

Notícias
Polos derretendo ao mesmo tempo: Antártida e Ártico registram aquecimento recorde
Tamanho da letra


A Antártida apresenta temperatura recorde em momento que era esperado a chegada do frio

O aquecimento e derretimento do Ártico vem provocando quadros irreversíveis na região

Um alerta recente revelou que os dois polos da Terra registraram simultaneamente recordes de aquecimento nos últimos dias, marcando picos de calor ao mesmo tempo.

Na Antártida, foram documentadas temperaturas até 40ºC acima do esperado em alguns pontos para essa época do ano, enquanto estações meteorológicas na região do Polo Norte apresentaram indícios de derretimento ainda mais intenso, com os termômetros marcando até 30ºC a mais do que o normal, alcançando marcas normalmente só atingidas meses depois.

O fenômeno sem precedentes ilustra a noção global do aquecimento pelo qual o planeta vem atravessando, provocando colapsos climáticos por toda parte.

-Temperatura de 37º C no Ártico é validada pela ONU como maior da história

A informação foi publicada pela agência Associated Press e, segundo especialistas, o aumento exacerbado das temperaturas nas extremidades da Terra é mais um indício claro de desequilíbrio no sistema climático do planeta, com quadros que podem se confirmar irreversíveis, como o derretimento das calotas polares.

Para esse período do ano era esperado que o Polo Sul estivesse esfriando rapidamente com o fim do verão, enquanto o Ártico, no extremo norte, iniciasse um processo lento de conclusão do inverno, com os dias passando a durar mais tempo que as noites.

-Degelo do Ártico resultado do aquecimento global pode liberar vírus e bactérias mortais

“O aquecimento do Ártico e da Antártida é motivo de preocupação, e o aumento de eventos climáticos extremos – dos quais estes são um exemplo – também preocupa”, afirmou Michael Mann, diretor do Centro de Ciências do Sistema Terrestre da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA.

 “Os modelos climáticos projetaram o aquecimento geral, mas acreditamos que eventos extremos estão excedendo as projeções dos modelos.Esses eventos mostram a urgência da ação”, concluiu.

Segundo informações do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo dos EUA, a camada de gelo da Antártica registrou sua menor dimensão desde que as medições por satélite começaram a ser realizadas, em 1979, com área inferior a 2 milhões de km².

-Antártida vive drama com geleira próxima de ponto irreversível de degelo

A temperatura comum para o continente antártico nesse período do ano seria de -27,8ºC, mas a estação Concordia registrou marca de -12,2ºC, com o continente como um todo apresentando temperatura em média 4,8ºC mais quente.

Já a estação Vostok aguardava um frio de -47,7ºC, mas chegou a registrar -17,7ºC, com a região em geral marcando 3,3ºC acima da média registrada entre 1979 e 2000. “São estações opostas.

Você não vê o polo norte e o sul derretendo ao mesmo tempo”, afirmou Walt Meier, cientista do Centro Nacional de Dados de Neve e Gelo em Boulder, no Colorado.

Fonte: Vitor Paiva /  Hypeness

   
       
 
24/03/2023 - Qual é o tempo máximo de vida de um cão?
28/02/2023 - Reciclagem no Carnaval da Sapucaí 2023 entra para livro dos recordes
03/11/2022 - Pará e universidade holandesa compartilham tecnologia com outros estados da Amazônia
03/11/2022 - O Rio Que Queremos: inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
26/08/2022 - Indiano tem pomar com 135 árvores em tambores de plástico
26/08/2022 - França pode banir voos de jatinhos particulares pelo meio ambiente
01/07/2022 - Abertas as inscrições para curso de cuidadores de árvores de Santos
01/04/2022 - Autorização para torneio de canto de pássaros nativos serão emitidas no momento do requerimento
01/04/2022 - Crianças estão influenciando cada vez mais seus pais a contribuírem para preservação ambiental, aponta estudo

 

     
Notícias | Tradutor | Cursos | Artigos | Vídeos | Fotos | Calendário Ecológico | Eventos | Quem Somos | Contato
© Copyright 2011 Meio Ambiente News - Todos os direitos reservados